segunda-feira, 2 de maio de 2022

MAIO

 1º de Maio - Dia Internacional das trabalhadoras e trabalhadores

(reportagem no blog do Pavio)

Dia 5, 1818 

Nascimento de Karl Marx

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Alemanha, filho de Heinrich e Henrietta Marx. Nascido em uma família de classe média, Marx tinha oito irmãos, sendo que cinco morreram ainda jovens. Em outubro de 1835, com 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn. Em 1836, seu pai transferiu-o para a Universidade de Berlim, a maior da Alemanha.

Em 1842, Marx começou a trabalhar como jornalista. Seu primeiro artigo, “Comentários sobre a última Instrução sobre a Censura”, foi censurado pelas autoridades. Em outubro de 1842, assumiu a direção da Gazeta Renana, de Colônia. Logo, a circulação do jornal dobrou, adquirindo influência e expressão nacional devido aos incisivos artigos de Marx. Em janeiro de 1843, o governo prussiano decidiu fechar o jornal, após meses de censura implacável. A última edição foi publicada em 31 de março.

Depois de constantes perseguições dos governos por onde passou, Marx viajou para Paris, onde estabeleceu contato com diversos grupos de trabalhadores alemães. Lá, tornou-se comunista convicto e começou a registrar suas ideias e novas concepções em uma série de escritos.

Na Conferência da Liga, em 1847, Marx e Engels receberam a incumbência de escrever um manifesto que fosse a expressão clara de todas as ideias e concepções comunistas. Logo após a publicação desse documento, o Manifesto Comunista, uma onda de revoluções varreu a Europa. Em 1849, voltou a Paris, de onde foi expulso durante as manifestações populares daquele ano. De lá, exilou-se em Londres, onde levou uma vida modesta ajudado pelo seu amigo Engels. Em 1867, seu principal livro, O Capital, foi publicado. Nele, Marx desenvolve sua teoria sobre o valor do trabalho, a mais valia e a exploração. Dedicou ainda grande parte do seu tempo à construção da Internacional Comunista, atuando de maneira incansável na preparação de seus congressos anuais. Marx morreu em 14 de março de 1883, em Londres.

Logo após sua morte, Engels, grande amigo e compartilhador das ideias de Marx, publicou grande parte das suas obras. Cientista social, historiador, jornalista e militante revolucionário, Marx foi sem dúvida o pensador socialista que maior influência exerceu sobre a humanidade.

Ilustração: Clovis 

Dia 08/05 - Dia das Mães



Dia 10/05/1986 – Assassinato de Padre Josimo


Dia 13, 1888 

Lei da Abolição da Escravatura



Entre 1521 e 1859, mais de 6 milhões de negros africanos foram escravizados e trazidos à força para o Brasil. No início do século XIX, estava claro que não seria possível manter por muitos anos a escravidão. Os ideais da Revolução Francesa (1789) – “igualdade, liberdade e fraternidade” – ganhavam cada vez mais adeptos, inclusive no Brasil. E mais importante: o nascente capitalismo estava provando, na prática, que o trabalho assalariado rendia muito mais.

Após muita pressão da Inglaterra, maior potência econômica mundial da época, o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Como sempre, o conservadorismo das nossas elites retardou ao máximo a decisão. Na região do Vale do Paraíba fluminense, inclusive, vários fazendeiros resistiram à Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1988.

Na época, mais de 90% dos escravizados já estavam libertos. A Vila de Acaraté, no Ceará, foi a primeira localidade brasileira a acabar com a escravidão, em 1882. Em 1884, os escravizados foram libertados em todo o estado do Ceará e também no Amazonas.

Sem-terra, sem dinheiro, sem ter onde trabalhar, os negros foram aos milhares para as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e outras. Sem conhecer o funcionamento da vida da cidade e sem experiência de trabalho em fábrica, eles acabaram ficando com os piores empregos. Foi essa herança que receberam depois de terem trabalhado 300 anos produzindo riquezas para os senhores de engenho, fazendeiros e donos da minas de ouro, todos amigos de Portugal.

Passados mais de 120 anos da abolição da escravatura, os negros continuam sendo discriminados nas escolas, nos empregos, nos ônibus, nas ruas, nos salários, na TV, e perseguidos pela polícia.

 


15, 1992 - Fundação da Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB)

O Movimento dos Sem Terra sempre estimulou as atividades coletivas como principal forma de enfrentar os problemas da produção e comercialização nos assentamentos. Como fruto desse trabalho, surgiram Grupos Coletivos, Associações e Cooperativas de Produção Agropecuária.

O Sistema Cooperativista dos Assentamentos é a organização do Setor de Produção e Comercialização do MST. Ele cuida dos assuntos da produção, comercialização, tecnologia, agroindústria, crédito rural e da organização de base. Esse setor surgiu em 1990 para estimular todas as formas de cooperação agrícola dentro dos assentamentos, integrando também os assentamentos individuais.

Em 15 de maio de 1992, numa histórica assembleia com representantes de cooperativas de dez estados brasileiros, foi fundada, em Curitiba (PR), a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB). Entre os seus objetivos, estão: articular políticas de desenvolvimento agropecuário das cooperativas e assentamentos; organizar escolas técnicas nas área administrativa, financeira e agronômica; estudar o mercado e possibilidade de instalação de agroindústrias; e viabilizar atividades de exportação e importação. .

Em 15 de maio de 1992, numa histórica assembleia com representantes de cooperativas de dez estados brasileiros, foi fundada, em Curitiba (PR), a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB). Entre os seus objetivos, estão: articular políticas de desenvolvimento agropecuário das cooperativas e assentamentos; organizar escolas técnicas nas área administrativa, financeira e agronômica; estudar o mercado e possibilidade de instalação de agroindústrias; e viabilizar atividades de exportação e importação.

17 - Dia Internacional Contra a Homofobia



O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio.

Também é conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, pois visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

A homofobia consiste no ódio e repulsa pelo público LGBTQIA + e a luta para combater tanta violência e intolerância torna pauta fundamental para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada no respeito á diversidade independente da sua orientação afetivo sexual ou identidade de gênero.

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) , da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990 onde era considerado transtorno ou desvio.

No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano.

Importante destacar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações afetivo sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

Esta data é um momento importante para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBTQIA +.

 

18 - Dia da Luta Antimanicomial

Por Jamila Zgiet – convidada do Pavio Curto



Engana-se quem pensa que a luta antimanicomial diz respeito somente à extinção dos hospícios e das formas cruéis de tratamento em saúde mental. Pensar de forma não manicomial tem a ver com agir sem preconceitos, respeitar individualidades, identificar e cuidar do sofrimento que afeta o outro.

A psiquiatria, embora possa contribuir muito para o alívio das dores da alma por meio da química, ao longo da história foi responsável pelo aprisionamento dos sujeitos ditos loucos. A instituição psiquiátrica foi local de punição e prisões políticas. A extinta Liga Brasileira de Higiene Mental tinha princípios nazistas, defendendo a eugenia e conferindo cientificidade a posicionamentos retrógrados e preconceituosos. Não por acaso, atualmente órgãos de classe da categoria médica são capazes de ignorar estudos que rejeitam o uso da famigerada hidroxicloroquina ou da ivermectina no combate à Covid-19, mantendo-se “isentões” ou tranquilamente defendendo o atual Governo Federal e sua ausência de medidas contra o vírus.

Ora, se a razão é a econômica e, por ela, vê-se como natural a morte de meio milhão de pessoas em um ano por uma doença para a qual já há vacina, talvez devamos considerar o que a desrazão tem a dizer! Se as mentes sãs e arrazoadas promovem violências gratuitas contra populações pobres e negras e encontram motivos em frases feitas e cheias de ódio, talvez os loucos nos deem alguma dica do que fazer. Um famoso louco ensinava: “gentileza gera gentileza”. Outro insistia: “viva a sociedade alternativa”.

A luta antimanicomial tem a ver com libertar corpos e mentes. É derrubar muros, mas também construir pontes, desnudar os moralismos em que somos imersos. Só seremos capazes de vencer os retrocessos da razão burguesa dando ouvidos aos loucos em vez de votos aos maus.

 

19, 1895 - José Martí: líder da independência cubana



 Nascido em Havana, filho de pais espanhóis e entregue ao ideal de liberdade desde a adolescência, José Martí é um dos mártires da história cubana. Dono de grande sensibilidade poética e retórica, teve seu pensamento político influenciado por experiências vividas na Europa, nos Estados Unidos e também em países latinoamericanos.

Fundador do Partido Revolucionário Cubano, que reuniu compatriotas que tinham a mesma veia libertadora, participou ativamente da articulação política para a Guerra Necessária, contra o domínio espanhol. O confronto teve início em 1895. Martí acabou morto em combate no dia 19 de maio, enquanto comandava a luta nas proximidades do vilarejo de Dos Ríos, na parte leste da ilha.

 

Pioneiro na luta antiimperialista, Martí deixou como legado extensa produção literária, com discursos, ensaios, poesias e peças de teatro. Depois de ser assassinado, seu corpo foi mutilado pelos soldados espanhóis e exibido à população por uma semana antes de ser sepultado, em Santiago de Cuba. Atualmente, o Aeroporto Internacional de Havana leva o seu nome.

 

19 de maio de 1890 – Nascimento de Ho Chi Minh

 

27 – Dia da Mata Atlântica

Certamente você já ouviu um argumento sobre a pressão internacional pela preservação do meio ambiente que diz mais ou menos o seguinte: ‘Esse pessoal estrangeiro só quer preservar nossa floresta porque a deles já foi totalmente desmatada. Aqui a gente cuida da natureza, sim’. Não é bem assim, e o Brasil não é exemplo de consciência ambiental.

Considerado pela WWF Brasil como o bioma mais degradado de nosso país, a Mata Atlântica atualmente conta com somente 12,4% da sua área original de floresta.

Ela está presente em 15% do território brasileiro, em grande parte na área costeira dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe e se estende pelos vizinhos Argentina e Paraguai.

O desmatamento cresceu 27,2% em 2018/2019, com o afrouxamento das leis de proteção da Mata Atlântica pelo ministro Ricardo Salles. O Despacho 4410/2020, por exemplo, permite que proprietários rurais não recuperem áreas desmatadas, ameaçando espécies como a onça-pintada. Se alguma medida efetiva não for tomada nos próximos anos, gerações futuras correm o risco de conhecer a biodiversidade somente pelos livros de História.

 

 Dia 27/05/2021 - Morte de Nelson Sargento

 




Referências:

Calendário Histórico dos Trabalhadores – MST, 1998

Referências

-       Breve História de Cuba

-      



josemarti.cu

 

Sem comentários:

Enviar um comentário