1º - Dia Mundial de Luta contra a AIDS
O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1º de dezembro. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.
Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.
Fonte: www.calendarr.com/
10 - Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado em 10 de dezembro. A data tem um significado de extrema importância para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos consiste em 30 artigos que garantem a todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) começou a ser pensada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945 quando o mundo ainda sofria com as consequências bárbaras e violentas da guerra.
Os lideres mundiais se reuniram e prometeram fazer com que a humanidade nunca mais tivesse que presenciar atrocidades como as que haviam sido registradas durante as duas grandes Guerras Mundiais. Para isso, criaram ainda em 1945, a Organização das Nações Unidas - ONU.
Fonte: www.calendarr.com/
O Dia Nacional do Forró – 13 de dezembro – foi instituído por iniciativa da deputada federal Luiza Erundina, autora do projeto de lei sancionado em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tornou a data oficial. O dia foi escolhido para fazer homenagem ao “rei do baião”, Luiz Gonzaga, que nasceu em Exu (PE) em 13 de dezembro de 1912.
A ideia de um dia oficialmente dedicado ao forró foi dada à deputada Luiza Erundina por Paulinho Rosa, produtor e apresentador do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz). “Isso acabou criando uma série de festas e eventos comemorativos que foi muito importante para a divulgação do ritmo”, diz Rosa.
Fonte: Jornal da USP
15 - Nascimento de Chico Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário